Última Conferência Temática discute a Integração das Ações do Sistema Nacional de Ciência,Tecnologia e Inovação
O evento aconteceu no auditório do MCTI
O secretário Guila Calheiros, da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, (Setec/MCTI) presidiu a mesa da última conferência temática que compõe a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5CNCTI). A discussão, em formato híbrido, foi sobre a Integração das Ações do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e aconteceu nesta segunda-feira (22), no auditório do MCTI. Ao todo, foram realizados 29 encontros temáticos, entre conferências e seminários, desde dezembro de 2023.
A 5CNCTI se organiza em quatro eixos temáticos: (I) Recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; (II) Reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas; (III) Ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos nacionais; e (IV) Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social
“A Conferência visa reunir especialistas e líderes no campo da ciência, tecnologia e inovação para discutir e propor estratégias eficazes para integrar as ações do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI). O evento também abordará os mecanismos de desenvolvimento e aprimoramento da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, bem como os desafios e estratégias para promover a integração no sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação e combater as assimetrias”, disse o secretário.
O secretário-geral adjunto da 5CNCTI, Anderson Gomes, fez uma explanação sobre as etapas da conferência que é formada por reuniões prévias livres, temáticas, distritais, municipais, estaduais e regionais. De acordo com dados da organização do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), 42% dos encontros debatem suas propostas em cima do eixo IV. “Este é um processo em construção, e a participação e inclusão democrática da sociedade é a grande novidade. Todo o Brasil está debatendo CT&I. E esse percentual mostra que as pessoas estão dizendo: queremos ver o olhar da ciência no desenvolvimento social”, frisou.
O encontro apresentou três painéis sobre: O Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e a Estratégia Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação a luz do Marco Legal de CTI (painel I) que foram comandados, respectivamente, por Juliana Crepalde – UFMG e Leopoldo Muraro – MCTI | Rafael Dubeux –Ministério da Fazenda.
Já o painel II tratou sobre o Mecanismos de Desenvolvimento e Aprimoramento da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Participaram Francilene Garcia – SBPC, Dácio Matheus – Andifes |Alexandre Villaim – CONSECTI e Verena Hitner – CNDI/MDIC. E o Painel III falou sobre os Desafios e Estratégias para Promover a Integração do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e o Combate às Assimetrias com Helena Nader – ABC; Francisco Saboya – Embrapii; Ricardo Galvão – CNPq e Paulo Foina – ABIPTI.
Por Bel Neta