Voltar

Conferência Livre de Ciência e Tecnologia debate os desafios climáticos na Amazônia

Representantes da comunidade amazônica, organizações civis, empresas, movimentos sociais e autoridades públicas estiveram presente no evento híbrido 

Publicado em 17 abr 2024.
Conferência Livre de Ciência e Tecnologia-  Unindo Forças para Enfrentar os Desafios Climáticos na Amazônia. Foto: Divulgação

Nos dias 17 e 18/04, aconteceu a Conferência Livre de Ciência e Tecnologia-  Unindo Forças para Enfrentar os Desafios Climáticos na Amazônia, no auditório do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento abordou temas cruciais para o Brasil e a Amazônia com a presença de  representantes da comunidade amazônica, organizações civis, empresas, movimentos sociais e autoridades públicas. 

O encontro visa promover o diálogo e a colaboração em prol da sustentabilidade da região e antecipa a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5CNCTI), que acontecerá de 04 a 06 de junho no espaço Brasil 21, em Brasília (DF). 

A conferência foi estruturada em três etapas dinâmicas: palestras, discussões e sistematização de propostas para a Conferência Nacional. No primeiro dia, as atividades foram iniciadas com seis palestras proferidas por especialistas renomados, abordando o tema “Adaptação às Mudanças Climáticas”.

Entre os palestrantes estavam o diretor do Instituto Nacional de Preservação da Amazônia (Inpa), Henrique Pereira, e representantes de organizações como CONTAG, Movimento dos Catadores de Recicláveis, Adelson Arruda do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lâbrea e Instituto das Mulheres Negras do Amapá. Os debates contaram com a mediação de Alice Gabino, da Amazonia na Rua, e do debatedor Dr. Artur Moret, da UNIR e Pedro Ivo Batista, da Alternativa Terrazul/FBOMS.

No segundo dia, a discussão se concentrou nas principais ações de adaptação às mudanças climáticas para o Brasil e a Amazônia. Especialistas e representantes de diferentes setores, incluindo a Associação Nacional de Fabricantes de Produtos de Eletroeletrônicos e líderes indígenas, compartilharam suas perspectivas e experiências. 

A Conferência encerrou com um momento dedicado à sistematização e trabalho em grupo das propostas discutidas, com o objetivo de consolidar ideias e recomendações para enfrentar os desafios das mudanças climáticas na Amazônia. José Adilson Vieira de Jesus moderou essa etapa crucial do evento.

Para o diretor do Inpa, Henrique Pereira falou que o tema é objeto de estudo e militância há anos. “Acho que o conhecimento e constatação de que cresceu nos últimos anos, uma mudança no planeta. Esta mudança desencadeia uma série de consequências ambientais que necessitam de adaptações”, disse ele, apresentando os projetos e programas do Instituto. 

A Conferência Livre de Ciência e Tecnologia representou um espaço único para a troca de conhecimentos, experiências e soluções inovadoras, reunindo diferentes atores em prol de um futuro mais sustentável e resiliente para a Amazônia e para o planeta.

O evento foi organizado pelo Grupo de Trabalho Amazônico, Alternativa Terrazul, Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Amazônico, apoiado Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, Teia Carta da Terra Brasil, Fundo Casa Socioambiental, Observatório do Clima, Contag e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. 

Assista aqui

Primeira parte da Conferência: https://www.youtube.com/watch?v=f7WNr-X51b8&t=5s

Segunda Parte da Conferência: https://www.youtube.com/watch?v=NeukqYQAE38

Por Bel Neta 

Mais notícias