Voltar

NOVA DATA 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação acontecerá nos dias 30, 31 de julho e 1º de agosto

Encontro permanecerá no Espaço Brasil 21, em Brasília

Publicado em 23 maio 2024.
Comissão Organizadora da 5CNCTI anuncia nova data para o encontro em Brasília

A Comissão Organizadora da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação anunciou, nesta quinta-feira (23), as novas datas do maior encontro de CT&I do país. A 5CNCTI acontecerá nos dias 30, 31 de julho e 1º de agosto, no Espaço Brasil 21, em Brasília (DF). 

Nos próximos dias, serão atualizadas no site 5cncti.org.br as informações sobre programação e inscrições. A 5ª edição da Conferência tem como tema – “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”.

O evento teve a data de realização adiada, recentemente, em solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul que vem sofrendo com a emergência climática (enchentes) há pouco mais de 20 dias. 

5CNCTI – A 5ª Conferência Nacional foi lançada pelo presidente Lula, em 12 de julho de 2023, por meio do Decreto Presidencial Nº 11.596. O objetivo é discutir junto à sociedade as necessidades na área de CT&I e propor recomendações para a elaboração de uma nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) que deverá ser seguida pelos próximos 10 anos. A nova estratégia substituirá a de 2016-2023, que durante o evento, também terá seus programas, planos e resultados analisados.

A 5CNCTI norteia seu debate baseada em quatro eixos temáticos estruturantes: Recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; Reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas; Ciência, Tecnologia e Inovação para programas e projetos estratégicos nacionais; e por fim, Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento social. 

Com patrocínio do Banco do Brasil, o evento tem caráter consultivo, mobilizador e articulador da comunidade científica e dos demais setores de CT&I, além da sociedade civil para atingir os objetivos. 

Retrospectiva CNCTI – A 1ª CNCT aconteceu em 1985, com o tema “Rumos do novo Ministério”. O objetivo foi  discutir com a sociedade as políticas para a   área, de modo a subsidiar as ações do recém-criado Ministério da Ciência e Tecnologia. 

Já a 2ª CNCT foi realizada em 2001 com a temática “Novo modelo de financiamento para a área, baseado nos fundos setoriais”. Foi nessa conferência que se discutiu o novo modelo de financiamento baseado nos Fundos Setoriais, posto em prática a partir de 1999. Naquela oportunidade foi criado o CGEE – Centro de Gestão e Estudos Estratégicos. 

Em 2005, aconteceu o terceiro encontro com o tema “Desenvolvendo Ideias para Desenvolver o Brasil”. A ênfase foi na importância da CT&I para gerar riqueza e promover a inclusão social, das quais a educação é o pilar principal. 

E por fim, a 4ª CNCTI (2010) abordou a temática “Política de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação com vistas ao Desenvolvimento Sustentável”.  A conferência norteou suas discussões segundo as linhas do PACTI 2007-2010. 

Serviço: 

5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação
Dias: 30, 31 de julho e 1º de agosto de 2024
Local: Espaço Brasil 21, em Brasília.

Informações:
https://5cncti.org.br/ 
https://www.gov.br/mcti/pt-br
https://www.cgee.org.br/
E-mail: vcncti@cgee.org.br
Instagram- @mcti  @cgee_oficial
Whatsapp- Zap5CNCTI
https://twitter.com/gov_mcti

Por Bel Neta

Mais notícias