A 5ª Conferência Nacional de CT&I está marcada para os dias 4, 5 e 6 de junho. Até lá, uma série de reuniões e conferências preparatórias vão acontecer pelo Brasil.

São encontros que vão abordar diversos temas, perspectivas e desafios para enriquecer a pauta da Conferência Nacional e contribuir para o aprimoramento de políticas públicas, tendo a ciência e a tecnologia como aliadas.

As conferências preparatórias para a 5ª CNCTI podem ser:

Conheça cada uma delas AQUI.

Acesse a programação completa de Conferências Preparatórias

Acessar programação completa

Formulário de sistematização

Ao final de cada evento preparatório, é produzido um relatório de sistematização. A produção desse documento é indispensável para que a discussão realizada possa contribuir com a construção da Conferência Nacional.

Atenção! O formulário deve ser preenchido até o dia 22 de abril para que possa subsidiar as discussões da 5ª CNCTI.

Conheça cada uma delas.

Conferências municipais, estaduais e distrital
Os estados, municípios e o Distrito Federal podem e devem definir e discutir suas pautas prioritárias. Os encontros acontecem com o apoio das respectivas secretarias de CT&I (estaduais, municipais ou distrital) e FAPs (Fundação de Amparo à Pesquisa) e ampla comissão organizadoras que envolve diversos setores da sociedade.
Consulte a programação da 5ª CNCTI e veja o que está acontecendo na sua cidade, estado ou município.
Você encontra mais informações no Documento de Referência sobre Conferências municipais, estaduais e distrital.

Conferências regionais
As cinco regiões brasileiras (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste) promovem suas próprias conferências de CT&I. Esses encontros são balizadores dos debates da 5ª CNCTI e estão previstas para o mês de abril.
Fique atento(a) à programação da 5ª CNCTI para saber quando vai acontecer a conferência na sua região.
Você encontra mais informações no Documento de Referência sobre Conferências regionais.

Reuniões temáticas
Contemplam temas fundamentais para a Conferência Nacional: inteligência artificial, transição energética, bioeconomia, tecnologias espaciais, juventude, popularização da ciência, tecnologias sociais, meninas e mulheres nas ciências, entre outros. Elas tiveram seu tempo de proposição, já têm calendário definido e seguem até abril de 2024.
Consulte a programação da 5ª CNCTI e participe das discussões sobre seus temas de interesse.
Você encontra mais informações no Documento de Referência sobre Reuniões Temáticas.

Conferências livres
São uma oportunidade mais autônoma de debater temas não contemplados nas outras modalidades.
Consulte a agenda das Conferências Livres na Programação da 5ª CNCTI. 
Você também pode propor a realização de uma Conferência Livre. Se o seu tema de interesse não foi contemplado nos eventos já previstos, você tem até o dia 17 de abril para propor um novo evento. Reúna a sua comunidade, acomode-se em um dos eixos estruturantes da 5ª CNCTI e venha contribuir com o futuro da CT&I no país. Abaixo, você fica sabendo o que é preciso fazer.

Saiba como organizar uma

Conferência livre

 

As Conferências Livres já estão acontecendo e seguem até meados de abril de 2024. Comunidade acadêmica, sociedades científicas, estudantes, trabalhadores e trabalhadoras, povos originários, setores da indústria e de inovação, gestão pública, poder legislativo, judiciário e uma diversidade de grupos sociais podem propor uma Conferência Livre.

Ela deve ter, pelo menos, 1 dia de duração (em um evento de 6-8 horas).

Se interessou? Você tem até o dia 17 de abril para fazer sua proposta.

Confira o passo a passo abaixo:

 

Organizando a sua conferência

 

Este espaço é dedicado às pessoas e/ou instituições que querem participar da 5ª CNCTI com a realização de uma Conferência Livre.

Antes de qualquer coisa, tenha em mente que a data limite para o envio de sua proposta é dia 17 de abril. Ainda, que a Comissão Executiva precisa receber o Formulário de Sistematização de sua Conferência até 22 de abril. Ou seja, seu evento precisa ocorrer antes disso.

São seis passos essenciais para a realização de uma Conferência Livre:
Passo
Consultar o Documento de Referência

Leia com atenção e conheça as informações detalhadas sobre o objetivo e a estrutura de uma Conferência Livre.

Documento de Referência

Passo
Submeter uma proposta preliminar para aprovação

Indique a temática, local, data, duração, coordenador/a (es/as) e comissão organizadora. Essas informações precisam ser encaminhadas ao Grupo Executivo da 5ª CNCTI pelo email: vcncti@cgee.org.br. Também é necessário preencher o formulário de cadastro, disponível aqui.

Uma vez aprovada a proposta, você irá receber um e-mail de confirmação. Somente as propostas aprovadas passam para o passo seguinte.

Passo
Enviar a programação preliminar

Agora, você precisa enviar a programação detalhada, também para o vcncti@cgee.org.br, com antecedência de 15 dias da data do evento. É indispensável revelar os nomes dos/das palestrantes.

Passo
Consultar o material de Comunicação

Como o seu evento faz parte da preparação para a 5ª CNCTI, é indispensável que ele tenha a nossa marca. Por isso, preparamos um conjunto de peças de Comunicação para te apoiar na divulgação.

Além da logomarca, está disponível um kit digital com artes para banner, bloco de anotação, card para mídias sociais e outros.

Os arquivos são adaptáveis e estão abertos para receber as informações do seu evento. Você encontra tudo em Comunicação.

Passo
Escolher uma relatoria

A sistematização das informações é fundamental para que elas possam integrar os debates da 5ª CNCTI. Por isso, você precisa designar uma relatoria para tomar nota dos pontos debatidos, destaques e encaminhamentos do encontro.

Peça a relatoria que consulte o Passo 6 antes de começar a tomar nota do evento.

Passo
Preencher o Formulário de Sistematização

Chegou a hora de encaminhar um resumo do que foi debatido no seu evento à Comissão de Sistematização da 5ª CNCTI. Esse passo é fundamental para que a discussão alcance o público da Grande Conferência de junho e se amplie para o território nacional.

Acesse o Formulário de Sistematização aqui.

Atenção! O formulário deve ser preenchido até o dia 22 de abril para que possa subsidiar as discussões da 5ª CNCTI.