Voltar

Rio de Janeiro elabora mapa de ações para a 5CNCTI

Conferência organizada pela SBPC discutiu, entre outros temas, o setor econômico e industrial da saúde, tecnologias de baixo carbono e transição energética e segurança alimentar.

Publicado em 27 fev 2024.
Mesa de abertura do evento. Crédito da foto: Rodrigo Alonso.

A Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói (RJ), abrigou, nos dias 26 e 27, o encontro preparatório para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5CNCTI). O evento foi organizado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em conjunto com várias instituições.  

 

A conferência estadual reuniu pesquisadores, professores, estudantes, empresários e autoridades do Executivo e Legislativo para debater diversos temas, como o complexo econômico e industrial da saúde, tecnologias de baixo carbono e transição energética, segurança alimentar, inovação pelo oceano, violência, cidade e metrópole, comunicação, divulgação científica e ciência básica. Do evento sairá um mapa de ações que será encaminhado ao encontro nacional. 

 

O secretário-geral da 5CNCTI e ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Sérgio Rezende, esteve presente na abertura da reunião. “O conjunto de conferências gera um diagnóstico da situação brasileira, para que possamos ter um Plano Nacional de CT&I”, pontuou, incentivando a participação dos brasileiros nas plenárias livres e temáticas que já estão acontecendo em todo o país.   

 

Para a integrante do comitê organizador, Ligia Bahia, a ciência, tecnologia e inovação é primordial para o desenvolvimento histórico do país. “A CT&I é fundamental porque está relacionada ao boom de desenvolvimento de vários países, que ficou evidente após a segunda guerra. Os países desenvolvidos são os que mais investem em planejamento e em CT&I. Então essa correlação entre investimento, CT&I e desenvolvimento do país é comprovada”, disse ela, fazendo uma análise das áreas nas quais o Brasil pode avançar, como: agricultura,  indústria aeroespacial e economia verde.  

 

Já o secretário-executivo do MCTI, Luís Fernandes, falou que “a conferência é um momento de amplo debate e discussão sobre os rumos que o Brasil vai tomar. Esse espírito participativo entre as instituições e a sociedade civil traduz o objetivo da conferência, de construção conjunta das diretrizes dessas áreas.” Além disso, ele ainda apontou que a convergência da política industrial e da política de C&T, tendo a inovação como elemento de alavancagem, são essenciais no processo de desenvolvimento do país. 

 

5CNCTI- A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação é o mais importante e democrático evento voltado ao debate das políticas públicas do setor.  Realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o encontro será realizado neste ano, de 4 a 6 de junho, em Brasília (DF), com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”.  

 

O evento conta com a organização do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), organização social supervisionada pelo MCTI, e articulação de mais de 40 instituições e oito ministérios.  

 

A CNCTI tem caráter consultivo e volta a ser organizada depois de um hiato de 14 anos. Seu objetivo é discutir junto à sociedade as necessidades na área de C&T e propor recomendações para a elaboração de uma nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) que deverá ser seguida pelos próximos anos (2024-2030). A nova estratégia substituirá a de 2016-2023, que durante o evento, também terá seus programas, planos e resultados analisados.  

Mais notícias