Voltar

Participação recorde da sociedade científica embasou debates da 5ª CNCTI

Mais de 220 conferências prévias de CT&I foram promovidas pelo país, eventos demonstram o caráter democrático do Governo Federal que ouviu reivindicações da comunidade científica brasileira.

Publicado em 01 ago 2024.
Foto: Rodrigo Cabral (Ascom/MCTI)

Participação recorde da comunidade científica brasileira nas conferências preparatórias que antecederam a Conferência Nacional foi destaque nessa quarta-feira, 31 na 5CNCTI. O tema foi debatido na Sessão Especial: As Conferências Livres na 5ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia (5CNCTI), na mesa que teve a coordenação do secretário-geral adjunto da 5CNCTI, Anderson Gomes.

Gomes, que também é diretor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), explicou que a 5CNCTI foi antecedida de reuniões temáticas, conferências regionais, conferências estaduais, municipais e distrital. “Ao todo foram 221 eventos de CT&I promovidos em todo país que colaboraram para o fortalecimento da participação inclusiva e democrática da sociedade”, detalhou.

A síntese das reuniões e conferências preparatórias da 5CNCTI serviram de base para dar apoio à realização do evento principal dando continuidade ao movimento interativo da comunidade científica promovendo a recuperação, expansão e consolidação das redes de conhecimentos acadêmicos e populares do Brasil.

Os Planos de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação foram construídos a partir das diretrizes definidas pela Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI). “Reuniremos todo o material coletado nas conferências prévias e compilados de maneira organizada durante a 5CNCTI”, revelou Gomes que durante seu discurso também fez uma sugestão. “Os governadores e prefeitos deveriam promover conferências de CT&I em processo autônomo das conferências nacionais promovendo, desse modo, uma maior autonomia dos entes federados no planejamento científico do país”, propôs.

Cerca de 26% das conferências prévias foram concentradas no Eixo I, recuperação, expansão e consolidação do CNCTI. Outros 13 % no Eixo II, reindustrialização  em novas bases e apoio à inovação nas empresas. No Eixo III, 19 % das conferências prévias foram no tema CT&I para programas e projetos estratégicos nacionais, e 42 % no Eixo IV, CT&I para o desenvolvimento social.

Durante sua apresentação, a coordenadora de Programas e Políticas Públicas na World-Transforming Technologies (WTT), Lara Ramos, ressaltou que as transformações políticas e socioambientais são impulsionadas a partir de uma visão sistêmica para os desafios contemporâneos e em sintonia direta com os territórios e suas populações.

Lara explicou que as recomendações transversais para o ciclo de políticas de CT&I têm como premissas a construção de um papel de escuta para ciência a fim de fazer com que seja inclusiva, solidária e sustentável. Para ela, também é importante estabelecer relações colaborativas com estímulo à participação ativa da sociedade, sensibilização dos atores sobre a inovação social, conhecimentos técnicos, populares e tradicionais e transformação da educação.

Os debatedores da Secretaria Geral da Presidência da República (SG/PR), Ronald Ferreira, da Engenharia para Democracia (EngD), Miguel Manso, e o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Henrique Pereira, destacaram entre outros pontos o fortalecimento da ciência e tecnologia durante governo Lula e a gestão da ministra, Luciana Santos. Também defenderam a necessidade de outras conferências temáticas como, por exemplo, uma voltada para área das engenharias e outras dando destaque às unidades de pesquisa do MCTI como o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

O Eixo I – Sessão especial: As Conferências Livres na 5CNCTI, teve Coordenação de Anderson Gomes (CGEE), dos Palestrantes: Lara Ramos (WTT), Ronald Ferreira (SG-PR), Miguel Manso (ENGD), Henrique Pereira (INPA) e relatoria de Janaína Simões (UFRRJ).

5CNCTI- Realizada pelo MCTI e organizada pelo CGEE (Centro de Gestão e Estudos Estratégicos), organização social supervisionada pelo ministério, a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação tem como principal objetivo discutir com a sociedade as necessidades na área de CT&I e propor recomendações para a elaboração de uma nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) até 2030. A 5ª Conferência conta com o patrocínio Master do Banco do Brasil e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), patrocínio Ouro da Positivo e WideLabs, e patrocínio Prata da Caixa Econômica Federal e Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Confira a íntegra do painel abaixo:

Fonte: Ascom/MCTI

Mais notícias