Mobilização 5CNCTI será discutida na 76ª Reunião da SBPC, em Belém
O evento científico teve abertura neste domingo 07 e segue até o dia 13 de julho, na Universidade Federal do Pará (UFPA)
A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5CNCTI) será discutida durante sessão especial e conferência na 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que teve abertura na tarde deste domingo (07), no Teatro da Paz, no Centro Histórico de Belém, e seguirá até o dia 13 de julho,na Universidade Federal do Pará (UFPA).
O coordenador-geral da 5CNCTI, Sergio Rezende, será conferencista no evento, ao lado de Ildeu de Castro Moreira (SBPC/UFRJ), que apresentará a programação “Preliminares a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação”. O encontro será quarta-feira (10), das 10h às 11h30, na UFPA.
Já a sessão especial será uma “Avaliação dos Preliminares da 5CNCTI envolvendo organizadores da SBPC e do CGEE”. A discussão também será na quarta-feira (10), das 13h às 15h30, com coordenação do presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro (SBPC/USP), além dos palestrantes: Sergio Rezende (Coordenador-geral da 5CNCTI), Roberto Muniz Barreto (CNPq), Francilene Procópio Garcia (SBPC/UFCG), Helena B. Nader (ABC) e Fernando Rizzo (CGEE).
O CGEE é a unidade de pesquisa vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) responsável pela organização da 5CNCTI 2024.
A 5ª Conferência Nacional de CT&I acontecerá nos dias 30, 31 de julho e 1º de agosto, no Espaço Brasil 21, em Brasília (DF). As reuniões preparatórias nos últimos meses envolveram mais de 70 mil participantes em mais de 200 encontros por todo o Brasil. Foram 14 conferências municipais, 26 estaduais e no Distrito Federal, 29 encontros temáticos, 157 conferências livres, e cinco regionais (Sudeste, Norte, Sul, Centro-Oeste e Nordeste).
A ampla mobilização reúne academia, setor público e privado, sociedade civil e movimentos sociais para discutir e sugerir diretrizes para uma nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI), que guiará o setor na próxima década.
Lançada pelo presidente Lula, em 12 de julho de 2023, por meio do Decreto Presidencial Nº 11.596, a 5 CNCTI conta com o patrocínio do Banco do Brasil e da Finep. O evento tem caráter consultivo, mobilizador e articulador da comunidade científica e dos demais setores de CT&I, além da sociedade civil para atingir os objetivos.
Retrospectiva CNCTI – A 1ª CNCT aconteceu em 1985, com o tema “Rumos do novo Ministério”. O objetivo foi discutir com a sociedade as políticas para a área, de modo a subsidiar as ações do recém-criado Ministério da Ciência e Tecnologia.
Já a 2ª CNCT foi realizada em 2001 com a temática “Novo modelo de financiamento para a área, baseado nos fundos setoriais”. Foi nessa conferência que se discutiu o novo modelo de financiamento baseado nos Fundos Setoriais, posto em prática a partir de 1999. Naquela oportunidade foi criado o CGEE – Centro de Gestão e Estudos Estratégicos.
Em 2005, aconteceu o terceiro encontro com o tema “Desenvolvendo Ideias para Desenvolver o Brasil”. A ênfase foi na importância da CT&I para gerar riqueza e promover a inclusão social, das quais a educação é o pilar principal.
E por fim, a 4ª CNCTI (2010) abordou a temática “Política de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação com vistas ao Desenvolvimento Sustentável”. A conferência norteou suas discussões segundo as linhas do PACTI 2007-2010.
Por Bel Neta