Voltar

“Ibict é patrimônio do povo brasileiro”, diz ministra Luciana Santos na abertura Conferência Livre sobre Informação em Ciência, Tecnologia e Inovação

Evento aconteceu no auditório da Anatel e reuniu representantes do governo, universidades e unidades de pesquisa do MCTI

Publicado em 16 abr 2024.
Foto: Rodrigo Cabral (ASCOM/MCTI)

“Ibict é patrimônio do povo brasileiro”, disse a  ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, na abertura Conferência Livre sobre Informação em Ciência, Tecnologia e Inovação com o tema central “Transformar com Ciência”, no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) nesta terça-feira (16). 

A abertura da Conferência Livre: Informação em Ciência, Tecnologia e Inovação deu continuidade às comemorações dos 70 anos do Instituto, o evento contou também com a presença de representantes do governo, universidades e unidades de pesquisa do MCTI. O encontro prévio seguirá até o dia 19 de abril e faz parte da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação que acontece de 04 a 06 de junho, em Brasília.  

Tiago Braga, diretor do Ibict, apresentou um histórico do instituto desde sua formação até os dias atuais e ressaltou seu papel de vanguarda nas transformações contínuas do processo científico no Brasil. “Hoje em dia sabemos a importância da informação, mas há 70 anos era muito difícil ter essa compreensão. O Ibict é uma casa feita de pessoas muito dedicadas e comprometidas no avanço da pesquisa brasileira e estamos à disposição para fazer com que a informação contribua para o desenvolvimento do país e para nossa evolução enquanto sociedade”.

A ministra Luciana Santos elogiou a atuação do Ibict na construção de infraestruturas de informação enquanto mecanismos de promoção do desenvolvimento nacional. “Esse é um dos motivos que fez com que o Ibict tenha se destacado nas últimas décadas. A compreensão de que a informação é a matéria-prima que move a sociedade é o ponto inicial para entendermos os caminhos que devemos seguir. Por isso, desejo vida longa ao Ibict e parabéns a todas e todos vocês que fazem parte dessa importante instituição. Viva o patrimônio do povo brasileiro!”, comemorou a ministra.

Também participaram da mesa Roberto de Andrade Medronho, reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Odir Dellagostin, diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap); Henry Poncio Cruz de Oliveira, presidente da Associação de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação (ANCIB); Priscila Machado Borges Sena, diretora Regional Sul da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários (FEBAB); Antonio Gomes de Souza Filho, diretor de Avaliação da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); e João Brant, secretário da Secretário da Secretaria de Políticas Digitais (SPDIGI/SECOM).

Workshops-  Workshops técnicos marcaram o primeiro dia da Conferência Livre: Informação em Ciência, Tecnologia e Inovação. Foram realizadas 12 oficinas técnicas, que apresentaram ao público temas, serviços e produtos relacionados ao Ibict e à  informação em CT&I. 

As oficinas foram BrCris: Ecossistema de Informação da Pesquisa Científica Brasileira; Tratamento de dados com Python; Métricas; Dados de pesquisa, Tempora (timeline desinformação); Manuelzão & Miguilim; Pinakes: MARC21/ MARCXML; Canal Ciência; Avaliação do Ciclo de Vida (ACV); Mapa Conceitual da Informação para a Sustentabilidade;  VISÃO- Sistema Aberto de Observatórios para Visualização de Informações (VISÃO) e o Plano de Gestão de Dados – PGD. 

As atividades aconteceram nos laboratórios da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e tiveram transmissão ao vivo pelo canal do Ibict no YouTube. 

Por Bel Neta, com informações do IBICT

Mais notícias