E-books com a síntese das reuniões preparatórias da 5CNCTI reúne 4 mil horas de discussão e utilizou a tecnologia da Inteligência Artificial
A CNCTI acontecerá nos dias 30 e 31 de julho, e 1º de agosto, no Espaço Brasil 21, em Brasília (DF)
Pelo menos quatro mil horas de discussão estão compiladas em dois E-books que reúnem em sínteses os encontros preparatórios da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5CNCTI) com a ajuda da Inteligência Artificial (AI). O produto foi apresentado em sessão especial, nesta quarta-feira (10), durante a 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece até o dia 13, no Campus da Universidade Federal do Pará (UFPA).
A apresentação dos e-books foi feita pela coordenadora da Subcomissão de Sistematização e Documentação da conferência, Francilene Garcia (SBPC/UFCG). Os e-books podem ser consultados no site da 5CNCTI. A 5ª Conferência acontecerá nos dias 30 e 31 de julho, e 1º de agosto, no Espaço Brasil 21, em Brasília (DF).
O objetivo dos e-books é facilitar a comunicação e o acesso ao conhecimento produzido de forma participativa, apresentando insights sucintos nas Conferências Regionais e Reuniões Temáticas; e das Conferências Livres. As publicações podem ser lidas de forma linear, por temas específicos, por sínteses individuais, ou ainda por eixos estratégicos (Livres).
“Os e-books são insumos para melhorar a participação das pessoas na conferência. Tanto aquelas que vão participar de forma presencial, em Brasília, ou mesmo àquelas que vão participar remotamente. Existirá uma plataforma que será disponibilizada durante a conferência para a coleta de mais recomendações e servirá para as pessoas se informarem sobre as tendências que foram discutidas”, disse Francilene.
A coordenadora ainda lembrou que a elaboração dos e-books só foi possível com a utilização da Inteligência Artificial (AI) devido a grande quantidade de dados coletados nas preparatórias. “Esse processo bastante novo numa conferência de CT&I foi necessário porque em cerca de seis meses nós tivemos quatro mil horas de debates, então, seria humanamente inviável depender apenas de pessoas para fazer esses relatos sínteses”, frisou.
A AI fez a transcrição de todos os vídeos gerados que ainda se somam aos relatórios de coordenadores e consultores, além da curadoria da subcomissão de Sistematização e Documentação. A avaliação desta última assegurou a captação de Inteligência Artificial. “Isto é inédito numa conferência nacional, mas também é interessante dizer que estes dois e-books qualificam ainda mais a participação das pessoas na conferência”, concluiu.
Ainda participaram da mesa da sessão especial o secretário-geral da 5CNCTI, Sergio Machado Rezende (secretário-geral da 5CNCTI), Roberto Muniz Barreto (CNPq), Ricardo Janine (SBPC) e Fernando Rizzo (CGEE).
Reuniões Preparatórias- As reuniões preparatórias aconteceram de dezembro de 2023 a maio deste ano. No total, foram organizadas mais de 200 etapas preparatórias, sendo 18 reuniões temáticas e 157 conferências livres, divididas pelos seguintes eixos: recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas; CT&I para programas e projetos estratégicos nacionais; e CT&I para o desenvolvimento social. Além disso, foram realizadas 27 conferências estaduais; 14 municipais; e cinco conferências regionais. Os eventos, que foram presenciais e virtuais, somaram mais de 70 mil pessoas.
5CNCTI- O lançamento oficial da 5CNCTI foi realizado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em evento no dia 12 de julho de 2023. Na ocasião, ele assinou o decreto presidencial nº 11.596/23, que institui o evento.
Os objetivos do encontro foram definidos pela portaria do MCTI n° 6.918/2023. São eles: analisar os programas e os planos de CT&I no período de 2016 a 2023 e os seus resultados; propor recomendações para a elaboração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 2024-2030 e as ações a serem executadas em longo prazo, de acordo com as diretrizes da portaria; e utilizar o caráter mobilizador e articulador da comunidade científica e dos demais setores de CT&I para atingir os objetivos.
A 5ª Conferência é o mais importante evento voltado à participação e ao debate das políticas públicas do setor e conta com o patrocínio do Banco do Brasil e Finep.