Fiec discutiu o tema energias renováveis dentro das reuniões preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia
Sérgio Rezende falou sobre a importância das reuniões para a construção de uma política nacional de ciência, tecnologia e inovação.
Nesta quarta-feira (22), a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) promoveu a Conferência Temática Energias Renováveis para discutir e propor soluções inovadoras nas áreas de fusão nuclear, hidrogênio, energias solar e eólica para o país. Os debates em mesas redondas reuniram representantes de instituições, universidades e setor industrial.
A reunião temática é preparatória para 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5CNCTI), que é uma realização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e acontecerá de 4 a 6 de junho, em Brasília (DF), com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”. O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), unidade vinculada do MCTI, é um dos responsáveis pela organização do encontro.
O secretário-geral da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e ex-ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Sérgio Rezende, participou da abertura do evento. Ele fez uma breve explanação sobre a trajetória das CNCTI e falou sobre a prioridade e atenção do presidente Lula para a área de C&T. “Nós temos que fazer com que essas reuniões contribuam para uma política nacional de ciência, tecnologia e inovação, que foi essa a missão dada em decreto pelo presidente Lula”, disse.
O principal objetivo da 5CNCTI é analisar os programas, planos e resultados da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Encti) no período de 2016-2023, para propor recomendações para a elaboração de uma nova estratégia que valerá de 2024-2030.
A reunião temática foi aberta pelo superintendente do Sesi Ceará, Paulo André Holanda, em representação ao presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante. “É uma honra estar representando o presidente Ricardo Cavalcante hoje e gostaria de agradecer a todos pela presença, reforçando a parceria da Federação das Indústrias com o governo federal e a academia. Trabalhamos unidos em prol do crescimento do nosso estado, com grande ênfase nas energias renováveis. Ressalto que a inovação não é possível sem o devido cuidado com a educação e o bem-estar das pessoas”, afirmou.
O encontro foi coordenado pelo professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Ênio Pontes de Deus, que reforçou a expertise do Ceará em energia renovável. “As discussões envolvem personalidades e representantes de diversos setores, incluindo a academia, pesquisa, indústria e governo, todos reunidos para abordar questões cruciais relacionadas a energias renováveis. O evento focou em tópicos essenciais como energia nuclear, solar e eólica, destacando a importância dessas fontes em nível global e, especificamente, considerando as condições favoráveis do Ceará para essas produções”, observou.
A conferência temática ainda contou com a presença da vice-reitora e pró-reitora da UFC, Diana Azevedo; o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Wally Menezes; a secretária de Estado da Ciência Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Sandra Monteiro; do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico(CNPq), Ricardo Galvão; entre outros.