Balanço das Conferências Livres é realizado entre organização e coordenadores da 5ª CNCTI
Em formato virtual, o encontro reuniu mais de 50 pessoas de todo o Brasil
Mais de 50 coordenadores das Conferências Livres se reuniram, nesta quarta-feira (17.07), com integrantes da organização da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5CNCTI) para discutir propostas e conhecer a plataforma Strateegia, que auxiliará na coleta de sugestões de políticas públicas durante o evento.
A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5CNCTI) acontecerá nos dias 30 e 31 de julho e 1º de agosto, no Espaço Brasil 21, em Brasília (DF). O evento, de caráter consultivo, reunirá mais de 1.500 pessoas para propor, debater e elaborar recomendações de políticas públicas que farão parte da nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI). O modelo servirá como base para o setor no Brasil pelos próximos 10 anos.
O diretor-presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Fernando Rizzo, deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância do encontro: “O balanço das conferências livres é de extrema importância, por se tratar de uma inovação dentro das conferências de CT&I”, afirmou.
A chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Elisangela Lizardo, que integra a comissão organizadora da 5CNCTI, fez uma breve explanação sobre a importância das conferências livres nesta edição e apresentou números relevantes: “Os encontros resultaram em valiosas contribuições e promoveram um ambiente colaborativo para o avanço da Ciência, Tecnologia e Inovação como fator propulsor do desenvolvimento econômico, social, sustentável e justo do nosso país”, frisou.
Nos encontros preparatórios, de dezembro de 2023 a maio de 2024, foram realizadas 157 conferências livres. A maioria delas ocorreu em formato híbrido (50,3%), sendo sugeridas principalmente por integrantes da academia e focadas na discussão do Eixo 4 da 5CNCTI, que trata sobre CT&I para o Desenvolvimento Social.
A coordenadora da Comissão de Sistematização e Documentação, Francilene Garcia, destacou que as conferências livres foram além das expectativas: “Elas não só inovaram, mas trouxeram uma variedade de temas importantes para o século em que vivemos”, enfatizou. Garcia também respondeu a dúvidas e acolheu sugestões dos participantes sobre os dois e-books lançados na 76ª Reunião Anual da SBPC. As publicações utilizaram recursos de Inteligência Artificial para compilação do conteúdo.
Os presentes também foram convidados a conhecer e interagir com a plataforma Strateegia, apresentada pela empresa pernambucana TDS Company. O aplicativo será utilizado durante a 5CNCTI, servindo como suporte para a coleta de sugestões, propostas e recomendações de políticas públicas por parte dos inscritos na conferência.
O secretário-geral adjunto da 5CNCTI, Anderson Gomes, agradeceu a participação de todos no evento virtual: “O encontro cumpriu a sua função, ouvindo os coordenadores e complementando informações com sugestões. Estamos em contagem regressiva”, finalizou.
Por Bel neta